Como fazer rodízio de rodas, limpeza dos rolamentos e cuidar do seu patins.
Para aumentar o tempo de uso do patins, é necessário realizar manutenção regularmente. Isso faz com que as rodas sejam gastas igualmente, rolamentos estejam sempre limpos e lubrificados, parafusos estejam sempre bem ajustados e todas as peças prontas para o uso, garantindo a segurança do patinador.
Você pode ter que trocar as rodas do patins mais cedo por falta de rodízio. Elas gastam de um lado só, perdendo estabilidade e podem rachar.
Rolamentos sujos ou que foram molhados, perdem sua funcionalidade e podem transformar a prática bem desconfortável. Geralmente é a causa de patins barulhentos e lentos, sem boa rolagem.
Como cuidar então?
O rodízio das rodas não é nada complicado de se fazer. Os patins com as 4 rodas em linha e do mesmo tamanho, por exemplo, devem ter as rodas das pontas trocadas com as do meio e também invertidas, para que sejam gastas igualmente. As rodas das pontas recebem maior atrito por conta dos freios e curvas, por isso tendem a ficar menores conforme o uso. Para facilitar, veja a imagem abaixo:
Para patins roqueados (ou seja, com as rodas do meio maiores do que as das pontas, geralmente são patins usados para a modalidade Slalom), o rodízio deve ser feito sem que se perca o roqueio, ou seja, troca-se a posição da roda 1 com a 4 (pontas) e a 2 com a 3 (meio).
No patins tradicional (Quad), deve-se realizar o rodízio em X, assim as rodas são invertidas e trocadas de posição.
E os rolamentos?
Há diferentes tipos de rolamentos, mas para resumir, em rolamentos fechados é necessário um pouquinho mais de cuidado e paciência para abri-los. É preciso retirar com cuidado o anel de retenção para ter acesso às esferas. Com ele aberto, é possível retirar a sujeira. Veja como ele é feito e montado:
Nos rolamentos abertos, o trabalho é bem mais simples. Após soltar a roda e retirar o rolamento do seu eixo, basta colocá-lo direto no líquido que você escolher para a limpeza.
Limpeza e lubrificação
Há no mercado produtos próprios para a limpeza de rolamentos e há alguns produtos que não são específicos para isso, mas que também funcionam. É o caso do querosene, água rás ou álcool isopropílico. Dentre estes, o último é o mais indicado, por não possuir água em sua composição e evitar assim que a ferrugem se forme. Os rolamentos devem ser colocados com a solução em algum recipiente, chacoalhados, e deixados de molho por um tempo. Essa solução deve ser trocada algumas vezes, até não ter mais sujeira na solução.
Em seguida é necessário secar os rolamentos (particularmente prefiro deixar secarem naturalmente em um pano do que usar o secador de cabelo) e lubrificá-los. Assim como para limpar, para lubrificar também há produtos específicos e paralelos. Destes, há o óleo comum de máquina (Singer) e óleo lubrificante de carro (gosto do de direção hidráulica). É importante não colocar muito, pois o excesso faz com que a terra se acumule mais rapidamente no uso. Bastam poucas gostas em cada rolamento. Depois é só fechar e encaixá-lo novamente na roda.
E as outras peças?
Outras partes também precisam de atenção para que o patins se mantenha seguro e com bom desempenho. É o caso dos parafusos, das presilhas e da liner (bota interna). É importantíssimo que se verifique se todos os parafusos, principalmente os da base (a peça que prende as rodas na bota) estão bem ajustados. É relativamente comum perder parafusos por se soltarem. Cuidado para não apertá-los demais e espanar a entrada da chave! Isso vai te dar uma dor de cabeça desnecessária.
As presilhas precisam manter o ajuste ao patinar. Se perderem a pressão, quebrar ou rachar por ficarem ressecadas, é hora de trocar! Patinar com presilha quebrada pode deixar seu patins frouxo no pé e aumentar o risco de torção.
Se o patins tiver bota interna, é importante mantê-la limpa (pode lavar) e sempre usar meias ao andar. É altamente aconselhável deixar a liner no sol após o uso para evitar a umidade.
Assim como a liner, as rodas, rolamentos, presilhas e parafusos, outras peças no seu patins também podem ser substituídas, como o cadarço, o cuff, o slider, a base, o boot, ou seja, se cuidar, seu patins vai durar muito e você ainda pode customiza-lo.
No patins tradicional, os cuidados são um pouco diferentes. Deve-se atentar para a vida dos amortecedores, regulagem do truk, troca do freio e cuidado com os ralados na parte da frente da bota, instalando protetores específicos para que a bota não se desgaste.
Mas se você é desses que não tem paciência de fazer nada disso, calma! Existem lojas que realizam a manutenção do seu patins e cobram baratinho. Só não pode deixar de cuidar, né?
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