Uma das modalidades mais famosas, a Velocidade reúne medalhas olímpicas e exige alta performance do patinador. Conheça:
Se tem uma modalidade na patinação que une preparação física, competitividade, cooperatividade, beleza e emoção, é a Velocidade. É aqui que o patinador vive a patinação com um propósito mais engajado e sério, ou seja, troca o passeio pelos treinos e começa a enxergar a patinação como esporte e não só lazer.
"Correr com um patins de Velocidade é como dirigir um carro potente, onde o combustível é você. O prazer e a liberdade de se manter em velocidade é indescritível!"
Para executar a técnica corretamente e ter um bom condicionamento físico nas competições, o patinador tem uma rotina de treino intensa, incluindo exercícios sem os patins que simulam e aprimoram o gestual da patinação. Esses exercícios são chamados "Off skate".
"E pode ser feito com qualquer patins?"
Como qualquer modalidade, para ter o melhor rendimento possível na Velocidade, é necessário ter um patins específico. Isso inclui rodas maiores para atingir altas velocidades e bota sem uff para ter maior mobilidade de tornozelo nas curvas. Alguns patinadores investem em rolamentos de cerâmica para poder participar das provas mesmo em dias de chuva sem que o rolamento fique enferrujado.
Que diferença!
A diferença de um patins urbano para um patins de Velocidade é grande! Seja pela ausência do cuff, pela altura proporcionada pelo tamanho das rodas, pelo tipo de bota (que no de Velocidade é feita de fibra de carbono para se moldar ao pé do patinador e não tem o mesmo conforto que uma linear do urbano). Enfim, as diferenças são muitas, por isso, existe no mercado alguns patins de Velocidade com bota mais alta ou cuff removível. Isso ajuda o patinador a passar pela mudança mais facilmente.
Comments