top of page
Patinação Fernanda Marconi
Foto do escritorFernanda Marconi

Quad/tradicional ou Inline?

Atualizado: 5 de ago. de 2021


Qual é o mais fácil para aprender? Qual é o mais indicado para começar?

Conheça as principais diferenças entre estes tipos de patins e compre o tipo certo para o seu objetivo.



Não é regra que o Quad "só serve" para andar em quadras e pisos bem lisos e não é bom em asfaltos e áreas externas, mas para ele ter um bom rendimento em pisos irregulares, é necessário se atentar para alguns detalhes, como tamanho e dureza das rodas, além de uma base resistente com amortecedor. Nada de base de plástico e freio sem ajuste. Isso só o deixará mais desconfortável para os seus passeios na rua.


Se a roda for muito pequena (50mm é pequena) e dura (100 A é dura) também não vai favorecer sua patinação urbana com o Quad. O patins vai travar em qualquer obstáculo e o deslizar vai se transformar num verdadeiro "treme-treme" sem rendimento e prazer.


"Experimentei os patins na loja e me senti mais estável com o Quad. Meu pé ficou reto! Mas quero correr longas distâncias no asfalto e li que, para isso, tinha que ser o Inline. E agora?"

Estabilidade parado é diferente de estabilidade em movimento.


Se tratando da base de cada patins, o Quad, por ter as rodas paralelas, permite que seu pé fique reto, plano. Isso vai te dar mais sensação de estabilidade sim, afinal, seu tornozelo está confortavelmente alinhado nele. Mas leve em consideração que o ponto de contato das rodas com o solo é curto, ou seja, você ganha em largura de rodas, mas perde em comprimento. Isso facilita os desequilíbrios para frente e para trás. E é por isso que a maioria dos modelos possui um salto no calcanhar, para compensar este desequilíbrio e diminuir chances de quedas para trás (as perigosas). Some a isso os obstáculos de rua (rachaduras, sujeiras, gravetos, pedras, buracos...) que você enfrentará no seu passeio e agora podemos ter uma ideia de como a percepção de "estabilidade" muda.











Devido à posição das rodas e tipo de base, o inline possibilita o encaixe de rodas de até 125mm (Grandes), isso vai afetar diretamente na velocidade da patinação. Porém, ao contrário do Quad, as rodas em linha não favorecem a estabilidade do tornozelo, ou seja, o patinador precisa se concentrar em vários momentos para que seu pé fique reto/plano em relação às rodas e isso pode causar dores em quem não está acostumado. Para compensar isso, o patins inline possui uma bota mais alta e rígida, para dar uma ajuda na estabilidade do tornozelo.


Avalie o seu objetivo!


Os detalhes na escolha do seu patins são muitos e vários aspectos vão influenciar na sua patinação: tamanho e dureza das rodas, tipo de base, material da bota, freio...


Cada patins tem uma proposta diferente, compare isso à tipos de bola. Você não compra uma bola de basquete para jogar vôlei, certo? Então se informe antes de comprar o seu patins e experimente se possível. Muitos iniciantes desistem da patinação sem nem entender que estão com o equipamento errado e que essa pode ser a causa da sua dificuldade em aprender.


Qual dos 2 então?


Não tem certo ou errado. É você quem escolhe. Dá para começar a aprender com os dois. Busque o que você se sente melhor e confiante. Experimente!


Se sua proposta é passear pelas ruas sem correr longas distâncias, busque um patins com rodas medianas e confortável, que lhe proporcione boa estabilidade para as irregularidades das ruas. Busque orientação e use proteção!


886 visualizações0 comentário
bottom of page