A patinação urbana é uma modalidade da patinação freestyle, onde o patinador utiliza o patins como meio de transporte e não fica limitado à praticar em locais fechados.
Nada mais libertador do que poder ir de patins pra onde você quiser!
"O Urban me dá toda a liberdade sobre rodas que espero ter com o patins. Me permite sair da caixinha e ser diferente na sociedade, enquanto me desloco sem muitas limitações para ir de um ponto a outro."
Não é nem necessário dizer que equipamento de proteção é fundamental para a segurança do patinador, mas o patinador urbano que se desloca à noite pela cidade, precisa estar atento quanto à utilização de objetos refletores e luzes de alerta para ajudar na sua visualização pelos motoristas. Exatamente como ciclistas. Porém, para patins já existem cadarços e rodas de led.
E o quê não pode?
Cada cidade tem suas regras. Algumas não permitem o embarque de patinadores em metrôs, barcas, ônibus, aeroportos, não permitem a entrada em shoppings, mercados e alguns condomínios sugerem que não se patine na rua. Mas isso varia. Na própria cidade do Rio de Janeiro, a modalidade é tão comum, que já há shoppings, praças de alimentação, e alguns transportes públicos que não se opõem à utilização por patinadores, desde que não permaneçam fazendo manobras dentro do recinto, danifiquem qualquer patrimônio, ofereçam riscos à outras pessoas ou bloqueiem a passagem. O patins aqui é aceito somente como meio de transporte. O que, convenhamos, é bem viável.
Não é para iniciantes!
Há quem pense que basta pegar o patins e ir sem rumo. Mas é fundamental já ter uma boa noção de patinação para se aventurar e não se colocar em risco. É necessário ter base de curvas, freios, desvios rápidos, mudança de pisos e saber controlar a velocidade, tanto para aumentar, quanto para diminuir.
É importante conhecer o trajeto e saber que tipo de piso irá encontrar (Faça um planejamento de percurso antes de ir!); Obedecer a legislação de trânsito, conhecer a movimentação do local, ter prudência em tudo o que vai fazer e ter o equipamento adequado, com o tipo certo de patins para o meio urbano.
Qual o patins adequado?
O patins urbano deve ser resistente, veloz e versátil para que o patinador possa ultrapassar todos os obstáculos, como escadas, degraus, buracos, bueiros, irregularidades, sujeiras, rampas, ladeiras e tudo o mais que se encontra nas ruas.
Diferente do patins de passeio, o patins para Urban, em sua maioria, possui a bota externa rígida e bota interna bem acolchoada para oferecer estabilidade e conforto; rodas com dureza mediana e de qualidade para uma boa absorção de impacto, durabilidade e velocidade; rolamentos de qualidade para garantir o bom desenvolvimento e base reforçada para aguentar impactos.
Há patins de 3 rodas maiores, que favorecem a patinação em longas distâncias, ganho de velocidade e ultrapassagem de irregularidades do piso, mas o patinador precisa ser de um nível avançado para saber controlar o patins com esta altura maior. Esta configuração perde em mobilidade em comparação com o patins de 4 rodas, que por sua vez, oferece mais estabilidade para aterrissagens, giros e desvios rápidos.
E há ainda no mercado patins urbanos com base para 5 rodas, ideal para diminuir o esforço em uma patinação longa e ter fluidez em descidas; rolamentos voltados para encarar a chuva; patins com rodas pneumáticas para encarar a terra e outras peculiaridades. A tecnologia continua em ascensão para esta modalidade.
Agora só falta você começar e aderir!
Comments